Relógios de colecção - um investimento intemporal. Maintree

Relógios de Colecção –
um Investimento Intemporal

by

Relógios de Colecção como Investimento

A estimativa do valor do mercado anual de retalho de relojoaria é hoje calculada em 25 biliões de dólares. Desses, 8 biliões referem-se exclusivamente ao sector dos relógios usados e vintage, dos quais 300 milhões é o valor transaccionado pelos leiloeiros que tradicionalmente têm acesso às peças com maior procura.

A procura global destes raros medidores do tempo gera hoje elevados rendimentos que podem ser calculados na casa dos 15% líquidos ao ano. Uma perspectiva que transforma a relojoaria vintage num abrigo seguro e numa alternativa credível a outras classes de activos. É que ao contrário dos mercados financeiros, os preços são determinados exclusivamente pela procura de produtos de luxo, cuja disponibilidade já bastante restrita, deverá continuar a diminuir.

Ninguém duvida que o que comanda um mercado, qualquer mercado, é a lei da procura e da oferta. O sector da relojoaria não se comporta de forma distinta, pelo que é natural que o coleccionador mais atento procure neste género de activos, imunes à passagem do tempo e das tendências, uma verdadeira alternativa de investimento credível.

É frequente ouvir os mais distintos especialistas afirmar ser um erro olhar para a relojoaria sob uma perspectivava de investimento. Uma ideia que é acompanhada pelo conselho que se deve apenas adquirir o que se gosta, porque se gosta. No entanto, e apesar de isto fazer algum sentido, a actual realidade do mercado desmente esta ideia no sentido em que, mais do que nunca, o conhecimento e a experiência são hoje factores determinantes para se associar eficazmente prazer com investimento. Uma afirmação apoiada por cada leilão da Christies, Phillips, Sotheby´s, Bonhams ou Antiquorum ao longo dos últimos anos nesta especialidade.

O mercado de relógios de colecção é um mercado relativamente novo, com apenas 25 anos de existência. Os relógios vintage são hoje considerados peças raras e, em alguns casos, únicas. A sua origem histórica e qualidade, determinada pelo seu estado de conservação, raridade e complexidade, são factores que os transformam em activos de grande valor ao longo do tempo.

O consequente dinamismo deste mercado é um “status quo” que apresenta bastantes oportunidades, mas também desafios e riscos, o que, na perspectivava do investidor, torna essencial os serviços da Maintree.

Independentes – um investimento complementar ou uma alternativa ao vintage

Tal como na arte, quando se trata de artistas emergentes, a aquisição de peças de relojoeiros contemporâneos independentes é uma excelente forma de dar inicio a uma colecção. Uma estratégia que permite o acesso a um mundo de excelência e manufactura, raramente alcançado pelos melhores nomes do sector. Dificilmente uma marca de prestígio com uma produção na casa dos milhares de exemplares poderá competir em exclusividade e qualidade com um nome cuja produção no espaço de um ano se contabiliza por poucas dezenas, ou mesmo por apenas algumas unidades. Também aqui é possível falar de investimento.

Serviços Maintree Relógios de Colecção

A Maintree propõe um serviço especializado de avaliação, curadoria de colecções e consultoria sobre compra e venda de relógios contemporâneos, vintage ou antigos, liderado pelo especialista Carlos Torres e concebido com o propósito de minimizar riscos e apoiar à decisão.

Avaliação

Qual o verdadeiro valor do seu relógio ou colecção?
A Maintree avalia o seu relógio ou colecção de acordo com o mercado e, caso pretenda, fotografa as peças e executa um catálogo com a informação mais relevante respeitante a cada modelo, seja para efeitos de seguro ou como registo de património familiar.

Curadoria de Colecção

O que é uma colecção? Como se planeia? Quais os objectivos que a deverão definir? Que peças podem potenciar o seu valor colectivo?
A Maintree presta-lhe um serviço de consultoria vocacionado para dar uma direcção e uma estrutura à sua colecção de relógios.

Compra e Venda

Quando, como e onde comprar ou vender o seu relógio ou colecção?
A Maintree aconselha-o sobre qual a melhor forma de adquirir ou vender, pesquisar e procurar determinados modelos no mercado, podendo ainda actuar em seu nome em leilões internacionais da especialidade.